Cícero Sena

PRAIA DE  GUARAJUBA

06 de agosto de 2020

Encantamento, deslumbramento, êxtase. É uma quimera imaginar que palavras conseguem traduzir os sentimentos de quem chega à Praia de Guarajuba. Seria ela o Éden descrito no Genesis?
O alvorecer é uma pintura com as cores do paraíso. O sol como uma celestial bola de fogo desponta no mar circundado por cálidas ondas e amena brisa da aurora. Os coqueiros emolduram a orla e com suas folhas  verde infinito criam uma perfeita moldura com o azul do mar e a branca areia da praia.
A sinfonia matinal dos pássaros de todas as matizes e espécies tendo a natureza como regente, oferece um espetáculo cênico e musical ao saldarem com seu canto o novo dia.

Pôr do sol em Guarajuba

Na enseada, os barcos dos pescadores que ainda não partiram balançam ao sabor do ritmo da maré. Os poucos caminhantes na passarela ou na praia têm o olhar fixo no horizonte onde o sol emerge das águas e saboreiam com o olfato a doce brisa marinha.
Começam a chegar os primeiros banhistas. São os alpinistas das ondas que com suas pranchas cavalgam o mar. Como em um rodeio, alguns são expelidos e jogados na areia. Não desistem e voltam a desafiar Poseidon por toda manhã. Em sucessão, saem os surfistas e entram os banhistas com seus multicoloridos trajes de banho. No horizonte vislumbra-se navios de carga e de cruzeiros em ancestral rota marítima.

.

Praia do Caribinho 

A praia possui uma extensão de  5 Km e largura média de 400,00ms limitando se com a Área de Proteção Ambiental Lagoas de Guarajuba, um santuário ecológico do qual Guarajuba é quase extensão. De um lado o mar e do outro a lagoa e reserva natural formando formidável conjunto. A vegetação na lagoa e entorno é nativa. Do lado do mar após a área de domínio da marinha há um extenso bosque de coqueiros que antecede as residências, criando uma proteção visual e ecológica. A fauna é variada com infinidade de tipo de pássaros  ( Guarajuba significa garça dourada em tupi-guarani) e pequenos animais, os engraçados micos e os não tanto, sariguês, ambos atrevidos invasores dos jardins residenciais. A passarela frente ao mar com ciclovia e pistas para caminhantes e corredores, tem frequência quase religiosa pela manhã e à tarde.

Há uma época do ano de revoada das borboletas amarelas e outras matizes em frente às casas de praia em espetáculo inesquecível. Nunca entendi a razão de voaram sempre no sentido NE-SE. Seria porque é a favor dos ventos?
O por do sol é um espetáculo tão belo como o amanhecer. Os pássaros se despendem do dia com variada melodia e os periquitos em revoada tagarelando entre si se aninham no topo dos coqueiros. O sol com uma réstia dourada ilumina a orla e os barcos ancorados em uma paisagem dourada que faz os mais empedernidos celebrar o esplendor da natureza e a magia da vida. Não sou religioso no sentido de ter religião, mas sempre que vejo um por do sol sinto que o mundo deveria saudá-lo ouvindo a Ave Maria de Gounod.

Vista aérea - Praia de Guarajuba

É com alegria  no coração que todo o fim de semana vou a Guarajuba com a esposa e as fiéis pets e o encantamento sempre se renova. Mesmo com chuva.
Que esse paraíso permaneça assim para todo o sempre.

Cicero Sena.
Advogado, Empresário, Escritor.
Membro da Academia de Letras de Porto Seguro.

NEWSLETTER

Guarajuba,  Monte Gordo
Camaçari - BA
BA099, KM42
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
Todos os direitos reservados para euamoguarajuba.com.br